Funcionários do Metrô e da CPTM
decidem nesta segunda-feira se entram em greve
amanhã
Encontro no Tribunal Regional do Trabalho está previsto para às 15h; resultado deve sair à noite
Os metroviários e ferroviários de São Paulo decidem nesta segunda-feira (3) se entram em greve a partir da 0h de amanhã (4). O encontro dos representantes do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e da Companhia do Metropolitano de São Paulo no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região está marcado para às 15h.
A greve estava prevista para acontecer à 0h da última terça-feira (28), mas foi adiada na segunda (27), pois o sindicato da categoria e o Metrô não chegaram a um acordo e esperam melhor proposta do Governo de São Paulo. Os trabalhadores, porém, não descartaram uma paralisação, por isso um novo encontro acontece nesta segunda.
A reunião do último dia 27 foi remarcada porque a Companhia do Metropolitano de São Paulo concluiu que há possibilidade de prosseguir nas negociações, mas precisaria fazer alguns estudos. A categoria reivindica aumento real salarial de 14,6%, reajuste no vale-alimentação de R$ 218 para R$ 382,71 mensais, aumento de 24,3% no vale-refeição, plano de carreira e jornada de 36 horas.
Os funcionários das linhas 8—Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9—Esmeralda (Osasco-Grajaú), 11—Coral (Luz-Estudantes) e 12—Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também decidiram no último dia 27 adiar a greve para esta semana.
Se a categoria decidir entrar em greve, o TRT determina que sejam mantidos 100% dos trabalhadores no horário de pico (6h às 9h e das 17h às 19h) e 70% nos demais horários. A Linha 4—Amarela continuaria operando normalmente, já que é uma concessão privada.
Na anterior proposta de greve, os metroviários ainda insistiram em abertura da catraca como alternativa a greve. Porém, o TRT argumentou que o pedido esbara com a legislação vigente e implicaria na não paralisação dos trabalhadores, o que significaria a inexistência de uma greve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário